quinta-feira, 17 de março de 2011

Teatro de Tábuas

 

Nos próximos dias 23 e 24 de março os estudantes do 2º ao 5º ano irão assistir a um  espetáculo teatral. Especialmente desenvolvida para estimular a imaginação dos pequenos, a peça teatral "O Fim da Picada" é apresentada de forma lúdica, por meio de bonecos. Antes mesmo de começar a sessão, a garotada já vivencia a experiência de um grande espetáculo: a peça se passa dentro de uma carreta-teatro gigante, com capacidade para acomodar 150 espectadores sentados, com todo o conforto tecnológico de uma   sala cultural convencional, com ar-condicionado, palco, iluminação, sonorização, projetor e tela. Toda essa infraestrutura se baseia na crença do Teatro de Tábuas de que a arte é uma ferramenta eficiente para desenvolver o senso crítico da sociedade, além, é claro, de proporcionar entretenimento.
Os projetos idealizados pelo Teatro de Tábuas são itinerantes, sem limites criativos e territoriais. O grupo promove a cultura e a educação, através de um repertório de peças teatrais e ações culturais que podem ser desenvolvidas para diversos públicos. A extensão do  trabalho são as carretas que se transformam em teatro, desenvolvidas e  patenteadas para as apresentações em municípios de todo o país.

terça-feira, 15 de março de 2011

De olho na notícia!


Não é exagero afirmar que o Japão está permanentemente de prontidão. Nas escolas, a partir dos 6 anos as crianças aprendem a enfrentar desastres sísmicos. Uma vez por mês, os alunos simulam situações de fuga e bombeiros são convocados para dar palestras centradas em assuntos como “sobrevivência em escombros”. Quando uma tragédia está em via de acontecer, as autoridades agem com velocidade impressionante. Alertas sonoros são disparados nas cidades e as emissoras de tevê e rádio mandam mensagens ininterruptas para toda a população.

Vídeo: youtube

domingo, 13 de março de 2011

Ciranda Literária


Através da ciranda literária iniciamos esta semana mais uma edição do Projeto "Ler é um momento de prazer e saber". Uma das atividades de incentivo ao hábito da leitura consistirá em consecutivas  trocas de livros envolvendo os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante  todo o ano, os alunos irão trocar com os colegas de sala os livros que cada  um escolher, de modo que todas as crianças tenham acesso aos diversos tipos de  literatura infantil.
O projeto contemplará  apresentações artísticas, envolvendo encenações teatrais, jograis  e até seminários, possibilitando discussões variadas entre  as crianças, incluindo temáticas sociais da atualidade, como  preservação ambiental, preconceito e inclusão social, comportamento e  família, dentre outros.
Dos contos de fada aos relatos cotidianos envolvendo  temáticas sociais, a Ciranda Literária proporcionará em 2011 momentos  ímpares na formação acadêmica e cidadã das crianças. Além de trabalhar todo  este universo imaginário que a leitura naturalmente proporciona às crianças, despertaremos o senso crítico, formando cidadãos capazes de discutirem  assuntos variados.