quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aprendizagem significativa

Durante as aulas de Ciências os estudantes do 5º ano estudaram os sistemas urinário e excretor. Após a sistematização do conteúdo, eles construíram, com massa de modelar, uma pequena amostra dos órgãos que compõem cada sitema e apresentaram o que aprenderam sobre o assunto.
Em completa sintonia, os órgãos do corpo humano mantêm uma verdadeira máquina em ação, realizando tarefas que os cientistas muitas vezes demoram anos para descobrir como funcionam.
Através de atividades como essa pretendemos que a  cada descoberta sobre o corpo humano, novos conhecimentos sejam agregados aos já existentes, contribuindo para um saber cada vez mais elaborado.
É indispensável para que a criança tenha uma vida saudável, saber trabalhar o reconhecimento do corpo humano, além de suas capacidades e necessidades.




Trabalho em parceria. As estudantes constroem com massa de modelar os órgãos do sistema excretor.


Após a construção, os trabalhos ficaram expostos nas classes.






terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tarde premiada para os leitores destaques


Os estudantes que se destacaram no 1º semestre, como leitores, receberam a 2ª parte da premiação no dia 23 de agosto.  Pipoca, sorriso, contentamento e um gostinho de quero mais embalaram a tarde no Salvador Shopping,  onde as crianças participaram de uma sessão de cinema, na qual assistiram ao filme "Sherek para sempre". A aventura animada trouxe risos aos nossos pequenos, que torceram por um final feliz entre o ogro, personagem do filme, com a sua esposa Fiona. Depois de enfrentar um dragão, resgatar a princesa e salvar o reino de seus sogros, Shrek virou um homem de família.
A participação ativa no projeto literário  proporciona vários benefícios aos leitores. Além do enriquecimento intelectual, momentos de prazer e saber, viagem ao mundo da imaginação, os estudantes que alcançarem  a meta máxima do número de exemplares lidos, receberão incentivos através de premiações variadas. Vale a pena!

Visita ao Aterro Sanitário



Para conhecer de perto o que acontece com o lixo que produzimos, seu tratamento e destino final, os alunos do 3º ano do ensino fundamental visitaram o Aterro Sanitário Metropolitano. A atividade foi realizada nos dias 13 e 26 de agosto. As crianças assistiram a uma apresentação de fantoches, apreciaram ações sócio educativos e participaram de mais uma atividade de conscientização ecológica. Ao término da visita, fizeram o juramento se comprometendo zelar pela natureza.




Atentos, os estudantes ouviram com entusiasmo as explicações sobre a importância da recilagem.



 
 
A peça encenada por fantoches e com a participação da fadinha Rerere (referência aos conceitos de reciclar, reduzir e reutilizar) contou a história dos microorganismos que agem na decomposição do lixo.