sábado, 26 de março de 2011

No Ano Internacional da Química, descubra como ela aparece no dia a dia

Ilustrações sobre química Beatriz Carvalho


Não é preciso vestir uniforme de cientista nem se meter em um laboratório para ter contato com a química. Ela está mais presente na sua vida do que você imagina.
A química é até o ar que você respira. E isso não é exagero! Afinal, a fotossíntese, que produz o oxigênio que respiramos, é uma reação química.
O que é essa reação? É o processo em que certas substâncias se transformam em outras novas. Por exemplo, na fotossíntese, CO2 (gás carbônico) vira O2 (oxigênio) usando a energia solar.
A química é uma ciência muito curiosa, que busca entender nosso mundo. Ela cria materiais não encontrados na natureza, investiga os já existentes e descobre como eles formam novas misturas.
Os plásticos, por exemplo, não estão na natureza. Eles só existem porque químicos transformaram materiais naturais e criaram plásticos sintéticos, como o PET das garrafas.
A química moderna surgiu há cerca de 250 anos. Antes dos químicos, já existiam os alquimistas. Eles queriam, por exemplo, transformar outros metais em ouro!

Só dá ela!
A ONU (Organização das Nações UNidas) definiu que 2011 é o Ano Internacional da Química. Haverá atividades em mais de 60 países para refletir sobre as descobertas da ciência. Na programação (www.quimica2011.org.br), tem exposições, amarelinha química, homenagens à cientista Marie Curie (leia abaixo) e lançamento do site http://quid.sbq.org.br.
Ilustrações sobre química Beatriz Carvalho
Balas
Muitas balas são coloridas graças a corantes, naturais ou artificiais.
Corpo humano
Enquanto você está lendo este jornal, várias reações químicas estão acontecendo dentro do seu corpo: digestão (em que enzimas agem para quebrar moléculas dos alimentos), respiração (entra oxigênio e sai gás carbônico) e crescimento das unhas (que também depende da transformação de moléculas).
Farmácia
Os remédios nada mais são que substâncias químicas que os cientistas selecionaram para curar uma doença.
Brinquedos
A química também faz brinquedos. Você já viu carrinhos ou bonecas que mudam de cor quando se coloca água fria ou quente? As moléculas da tinta desses brinquedos se organizam de forma diferente quando a temperatura muda (e isso faz o material mudar de cor). Já os que brilham no escuro têm moléculas fosforescentes que armazenam energia luminosa e a liberam devagarinho.
Ilustrações sobre química Beatriz Carvalho
Amor
Já ouviu falar que um casal tem química? Isso quer dizer que as duas pessoas combinam muito. O amor provoca no cérebro várias reações químicas que provocam sensações como coração acelerado, mãos suadas e frio na barriga.
Banheiro
O banheiro está cheio de reações químicas! Pasta de dente, xampu e desodorante são produtos que passam por processos químicos. O xampu, por exemplo, tem uma mistura de detergentes que tira a sujeira do cabelo.
Água
Até na água que bebemos a química aparece. Em várias etapas da purificação (limpeza) ocorrem reações químicas pela adição de substâncias como flúor e o cloro. Em contato com seus dentes, o flúor vira um composto mais resistente às cáries. Já o cloro mata os germes da água, garantindo uma água potável (boa para beber).
Ferrugem
A química também sabe ser chata quando quer. A ferrugem só existe porque o ferro reage com o oxigênio do ar, especialmente em lugares úmidos. A ferrugem pode corroer uma cadeira de metal e até fazer um prédio cair!
Ilustrações sobre química Beatriz Carvalho
O que são moléculas?
Uma coleção de átomos unidos entre si. Na água, por exemplo, o átomo de oxigênio está ligado aos dois átomos de hidrogênio, formando a molécula H2O.
O ano de Marie Curie
A polonesa Marie Curie (1867-1934) é uma das grandes cientistas da história. É ela a homenageada do Ano Internacional da Química. Há cem anos recebeu o prêmio Nobel de Química. E isso não é tudo: oito anos antes havia ganho um prêmio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade.


Fontes: Claudia Rezende, professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e doutora em Química; Alfredo Luis Mateus, professor de química do COLTEC (Colégio Técnico da UFMG); e Guilherme Marson, professor-doutor da USP (Universidade de São Paulo).
 Ilustrações: Beatriz Carvalho




quarta-feira, 23 de março de 2011

Espetáculo "FIM DA PICADA"



O espetáculo de bonecos, apresentado pelo Circuito Estradafora dentro de uma carreta-teatro, encantou todos os estudantes que assistiram a apresentação. Com iluminação diferenciada, a peça  envolveu os nossos estudantes, que responderam a perguntas e se  divertiram com a encenação,  projeção e  música. As crianças adoraram o espetáculo e aprenderam de uma forma lúdica a conviver melhor com sua família e seus animais.
Especialmente desenvolvida para estimular a imaginação dos pequenos, a peça teatral "O Fim da Picada"  tem como objetivo divulgar, por meio de ações culturais, a necessidade de se cuidar dos pets, a importância que eles têm no convívio familiar, além de  promover as formas de prevenção contra a leishmaniose visceral, doença de grande importância para a saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade.