domingo, 13 de setembro de 2009

Mostra de Conhecimento

"Consciência e Cidadania" foi o tema da Mostra Cultural que aconteceu no sábado , 12 de setembro. Os estudantes mostraram aos pais, amigos e visitantes os trabalhos que produziram sobre o tema, compartilharam os conhecimentos adquiridos e deram verdadeiras aulas de cidadania ao expor informações sobre educação no trânsito, importância da reciclagem, práticas esportivas e alimentação saúdavel. Membros da ONG "Divina Obra", que desenvolvem trabalhos artesanais com lixo reciclável, participaram do evento com stands montados especialmente para demonstrarem como podemos reaproveitar e reutilizar garrafas pet, canudos, papel e outros materiais recicláveis. Agentes da Transalvador também estavam presentes e colaboraram bastante com informações pertinentes sobre segurança no trânsito. Foi sensacional e de primeira qualidade todo o trabalho apresentado. Estudantes e professores brilharam! Valeu a empenho!

Que delícia de aula!

Alimentação saudável e nutritiva, reaproveitamento, conservação e produção de alimentos. Esses assuntos foram abordados nas aulas de Ciências da 4ª série e a temática foi ampliada na aula de campo que ocorreu na Associação Cidade da Criança. Os estudantes conheceram uma horta hidropônica e a produção de alimentos da padaria e confeitaria da Instituição visitada. Eles aprenderam que hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas em água, na qual o cultivo é protegido por uma estufa ou plástico.
A técnica é muito boa para hortaliças folhosas, mas já é usada para plantar hortaliças que dão frutos (berinjela, tomate, pepino, melão) e flores. As crianças obtiveram informações preciosas sobre a vantagem de obter um produto sem agrotóxicos pesados e de quebra, ainda tiveram o prazer de colher os alfaces, que levaram para casa. Conheceram também a produção de pães e doces, observaram a maneira como são preparados e os equipamentos utilizados pelos padeiros.
Foi uma aula deliciosa!

Conhecendo o aterro sanitário

Para vivenciar os estudos abordados em sala de aula, os estudantes da 3ª série tiveram a oportunidade de participar de uma aula de campo. Eles visitaram o Aterro Sanitário Metropolitano Centro, local destinado a receber o lixo das cidades de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Candeias. Lá, os estudantes receberam explicações sobre o destino dos resíduos sólidos e a importância de um aterro sanitário, assistiram o teatro de fantoches sobre a coleta seletiva e a reciclagem, além de refletirem sobre um dos problemas ambientais que mais preocupam a humanidade: o excesso de lixo no planeta.
A educação ambiental tem sido prioridade no Marízia Maior. Ensinamos diariamente às crianças e jovens a importância de cuidar do ambiente em que vivemos, a zelar pelo planeta e a ter uma consciência ecológica.