sábado, 25 de dezembro de 2010

Dicas culturais para as férias

Aqui vão algumas dicas para vocês curtirem nas férias. O mais legal: tudo GRÁTIS!

1. Passatempo Cultural e Hora de Ouvir História  - Atividade de consulta aos livros da biblioteca para resolver passatempos sobre datas comemorativas e relevantes ao mês.  As funcionárias Maria Olympia Figueiredo e Mariana Araújo contam histórias infantis.


Local: Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul)

Telefone: 71 3116-5891

Período: 03/01/11 a 31/01/11, seg a sex, 10h e 15h; sáb, 10h

2. Dia do Leitor - Após contação da história A Revolta dos Vizinhos, as crianças irão confeccionar um porta-objetos com material reciclável.

Local: Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul)

Telefone: 71 3116-5891

Datas:  7/1/11, 12/1/11 e 19/1/11 às  15h; 22/1/11, 10h

3. Varal Cultural - Incentivo à leitura e facilitação da aprendizagem através de contação de estórias, visita ao museu e produção de quadrinhos.


Local: Biblioteca Inocêncio Calmon (Museu Eugênio Teixeira Leal / Endereço: Rua J. Castro, 01- Pelourinho )

Data: 12/1/11, 9h às 17h


Contatos:(71)33219551  museueugeniobiblioteca@gmail.com




Férias

Olá galerinha do Marízia Maior!


Desejamos a todos vocês um período de férias com muita alegria, diversão, lazer e descanso!
Divulgaremos algumas dicas de leitura, show, espaço de recreação, filmes  e muito mais para que vocês aproveitem cada minutinho com muito prazer.
Até breve!


Curiosidade Matemática

Qual o significado de avos em uma fração? De onde surgiu essa expressão?



De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo AVO provém de OITAVO para uso em números fracionários e, por extensão, significa também "pequena parte de um todo, pouca coisa, coisa insignificante". É a palavra que, justaposta ao denominador, maior que dez, de uma fração, associa o ordinal correspondente e indica a divisão em partes iguais da unidade.

O primeiro aparecimento em livro, em Portugal, aconteceu logo no primeiro livro de Matemática impresso no país (o de Gaspar Nicolas ), o que prova ser uma designação muito antiga.

SUGESTÃO DE LEITURA

A janela de Euclides – Leonard Mlodinow

Editora: Geração



Leonard Mlodinow narra em “A Janela de Euclides”, a História da Geometria, das Linhas Paralelas ao Hiperespaço. Mlodinow mostra que a geometria é uma ciência que permeia todo o mundo em que vivemos. Ela afeta as nossas percepções de arte e música. A pintura e a escultura seguem princípios geométricos básicos de proporção e simetria; as relações definem as escalas musicais e as composições clássicas são altamente matemáticas em sua natureza. A arquitetura busca na geometria as bases do que é possível construir. Até o corpo humano tem uma elegância geométrica em si; o famoso desenho de Leonardo da Vinci de um homem em pé dentro de um círculo é uma demonstração de como nossa fisiologia se harmoniza com a natureza e suas leis. Tudo isso é revelado de modo incrivelmente claro e divertido, como num romance cheio de aventura e emoção, o que torna o livro de leitura muito fácil e agradável.