sábado, 31 de julho de 2010

O fantástico mundo da Matemática

Foi espetacular a culminância do projeto de Matemática ocorrida na manhã do sábado, 31 de julho. Os estudantes do 2º ao 5º ano desenvolveram diversas atividades no decorrer do 1º semestre e hoje puderam compartilhá-las com os amigos e familiares que lotaram as salas de exposição para apreciar as diversas produções.
O 2º ano aprofundou os estudos no eixo Espaço e Forma e  brincou a valer com as formas geométricas através de jogos, dobraduras, tangram, construções e até recitaram  poesia.
Os estudantes do  3º ano capricharam nas demonstrações sobre Medidas e Capacidades.
Já o 4º ano apresentou a história do dinheiro, a evolução da moeda brasileira e muitas informações interessantes sobre o Sistema Monetário.
As turmas do 5º ano exploraram bastante os Números, Operações, Gráficos e Tabelas.
Tudo estava muito bonito de se ver e de se ouvir. Parabéns a galerinha estudiosa que demonstrou que a Matemática, além de estar presente no nosso cotidiano, é muito gostosa de ser aprendida de forma lúdica e prazerosa.



Escambo: uma das primeiras formas de negociação comercial na qual se fazia troca de produtos.  O gado era um dos produtos mais valorizados e utilizados como moeda-mercadoria. 





Medidas de capacidade: litro e mililitro explicado com clareza e objetividade pelo grupo do 3º ano.






Os números e as coleções. A matemática no dia a dia das crianças.






Os romanos desenvolveram um sistema de numeração utilizado em todo o seu império e difundido para o mundo.