sexta-feira, 28 de maio de 2010

Visita ao Museu do Dinheiro

Através do projeto “O fantástico mundo da Matemática” oportunizaremos aos nossos estudantes do 4º ano o estudo sobre o sistema monetário brasileiro. É importante explorar, desde as séries iniciais, as relações lógico-matemáticas e numéricas presentes nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois elas estão diretamente ligadas ao mundo moderno e ao dia-a-dia de todas as pessoas.

Como parte das atividades programadas, visitamos no dia 28 de maio o Museu Eugênio Teixeira Leal, conhecido como Museu do dinheiro. As crianças participaram de uma palestra sobre a história do dinheiro e da moeda brasileira. Depois visitaram as salas de exposição, onde puderam apreciar o rico acervo de medalhas, moedas, cédula e objetos relacionados ao sistema financeiro; manusearam  os painéis e módulos  interativos sobre o escambo, as rotas e a moeda no Brasil. 

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Frações

A fração surgiu a partir do momento em que o homem sentiu necessidade de medir, comparar medidas e representar quantidades que não fossem de inteiros. Os estudantes do 5º ano iniciaram o estudo sobre frações e tiveram uma aula bastante animada, na qual por meio de ilustrações sistematizaram o assunto através da participação ativa. Eles foram até a lousa e representaram as frações, trocaram ideias e muitas dúvidas referentes ao conteúdo foram sanadas no momento de socialização. A turma E do 5º ano registrou esses momentos com fotos que expomos aqui. Confiram a alegria dos estudantes nessa aula bastante interativa!


      
      

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Células em 3D





As aulas de Ciências Naturais, que versam sobrem células, têm ficado a cada semana mais interessantes. Já observamos no microscópio as células vegetais e animais; construímos uma célula gigante com o mamão e ameixa, onde a casca do mamão representava a membrana; sua polpa, o citoplasma e a ameixa, o núcleo.
Esta semana o 5º ano teve a oportunidade de assistir duas  animações em 3D sobre células. A célula animal e vegetal reproduzida tridimensionalmente foi visualizada com detalhes. 
A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam.
Quanta informação transformada em conhecimento!