quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Você sabia que na Amazônia existe uma lagartixa que cabe na ponta do dedo?

Espécie mede apenas 48 milímetros de comprimento, sendo metade deste tamanho de cauda!

A minúscula lagartixa vive no chão da floresta 
Visitar a floresta amazônica a trabalho ou a passeio é uma oportunidade de se encantar com a diversidade de plantas e animais desse rico bioma. É, também, uma chance de acostumar os olhos a perceber as belezas em miniatura de um lugar em que tudo, à primeira vista, se mostra gigantesco. Imagine que nesta floresta, entre as árvores que parecem tocar o céu, encontra-se a Coleodactylus amazonicus, uma lagartixa de apenas 48 milímetros de comprimento, sendo metade deste tamanho de cauda!
Na verdade, ela vive no chão da floresta, por entre as folhas caídas no solo. Como todo réptil, tem o corpo coberto por escamas. A grande diferença é que ela é mínima, cabendo na ponta do seu dedo.
Mas há outros detalhes que tornam a Coleodactylus amazonicus curiosa: suas unhas, por exemplo, são cobertas por quatro escamas, formando o que os cientistas chamam de estojo e facilitando seu caminhar na mata. Outro aspecto interessante sobre essa lagartixa é que ela estende sua língua e a passa sobre os olhos para limpá-los ou umedecê-los. Faz isso porque, no lugar das pálpebras, ela tem um tipo de lente transparente, que protege permanentemente seus olhos. Dessa forma, suas vistas podem ficar sempre abertas, o que é muito útil para um animal tão pequeno, que pode ser uma refeição atraente para outros bichos maiores, como as aranhas.
Por ser muito miúda, essa lagartixa coloca apenas um ovo de cada vez. Em compensação, se reproduz várias vezes por ano. É fácil reconhecer uma fêmea grávida apenas olhando sua barriga, porque dá para ver o ovo através da pele, que é muito fina, quase transparente. Quando está completamente desenvolvido, o ovo é colocado no chão da mata, entre as folhas, e ali nasce o filhote.

Sem contar a cauda, a espécie atinge, no máximo, 48 milímetros quando adulta. Repare no ovo em sua barriga (foto: PPBio/William Magnusson).
Preservar a Amazônia é zelar pela vida de muitas espécies, entre elas a da Coleodactylus amazonicus!

Por: Teresa Pires, Coordenação de Zoologia, Museu Paraense Emílio Goeldi

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2010/219/voce-sabia-que-na-amazonia-existe-uma-lagartixa-que-cabe-na-ponta-do-dedo