sábado, 24 de novembro de 2012

Um país em minha vida

Após um período de investigação, pesquisa e grandes descobertas, nossos estudantes compartilharam com amigos, parentes e visitantes, tudo o que aprenderam a partir do projeto “Um país em minha vida”. A culminância aconteceu na sede do Marízia em Itapuã e contou com a participação de todos os estudantes do 2º ao 5º ano.
Salas decoradas, produções impecáveis, textos na ponta da língua, tudo bastante organizado e bonito de se ver. As crianças brilharam e deram um show de conhecimento sobre o Brasil. Confirmamos o que já sabíamos: o melhor lugar do mundo é aqui!
 
 
 









terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), os estudantes da Educação Infantil e Fundamental I participaram de atividades de valorização da cultura afro-brasileira. Além de estudarem a história da  resistência dos negros africanos que vieram ao Brasil para serem escravizados, os estudantes conheceram a importância de Zumbi  como personagem histórico na luta pela abolição. A data de hoje serviu como um momento de conscientização e reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano na cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito na formação do povo brasileiro, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
A vestimenta das mulheres africanas baseia-se, em grande parte, em panos ou cangas que enrolam no corpo como vestidos, cangas, capulanas, etc. São belos tecidos cuja padronagem e acabamentos são reconhecidos mundialmente. Os africanos, mais do que ninguém, falam através de seus panos.

Os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.