sexta-feira, 8 de julho de 2011

Visita ao Museu da Gastronomia







Dando continuidade as atividades do Projeto “Salvador, terra de cantos e encantos” realizamos no dia 07/07, uma aula de campo no Museu da Gastronomia do SENAC com os estudantes do 2ºano. A aula teve como objetivo  aprofundar os conhecimentos sobre a história da comida soteropolitana.
Parte importante da cultura baiana, a culinária típica faz parte dos elementos que explicam a essência, a história e o sincretismo religioso da Bahia. Para apresentar aos estudantes essa culinária tão peculiar, visitamos parte do complexo SENAC Pelourinho, que tem em sua estrutura um teatro, uma arena, uma loja de souvenir e um restaurante, todos devidamente "musealizados”.
O museu já é um espetáculo só por sua arquitetura. Ao entrar, cumprimos um circuito que começa nas Muralhas de Santa Catarina, o mais antigo e importante marco arqueológico de Salvador, que estão destacadas com projeto luminotécnico e painel apresentando as referências iconográficas e textuais. Seguido pela exposição permanente, veem-se grandes painéis assinados por fotógrafos renomados que abordam temas culturais diversos, como as comidas sagradas do candomblé. As fotografias ampliadas compõem os cenários humanos, reunindo maneiras de comer, as festas de largo, as baianas de acarajé e outros temas que mostram a diversidade de comer na rua, na casa, na festa e em cerimônias religiosas.
A término da visita, foi servida uma ceia composta por empadas, bolo de chocolate, bolo de tapioca, bolinho de estudante, quindin e dois tipos de suco. Tudo estava muito gostoso e as crianças adoraram!
Foi um momento muito significativo para todos que participaram.