O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, considerado por muitos o pai da literatura infantojuvenil brasileira.
Antes dos livros de Lobato, as histórias lidas pelas crianças no Brasil eram importadas da Europa. Elas apresentavam ambientações e contextos distantes da nossa cultura e eram traduzidas para um português difícil de ser compreendido. A literatura nacional também não encantava porque estava a serviço da escola e se preocupava mais em transmitir valores do que em divertir e abrir as portas para a imaginação.
Percebendo este cenário, Monteiro Lobato, em 1920, já escritor, editor e jornalista reconhecido do público adulto, lançou seu primeiro livro infantil – A Menina do Narizinho Arrebitado.
Esta data tão significativa para as crianças foi lembrada pelos estudantes do 2º ano, que leram sobre a obra mais famosa de Monteiro Lobato, assistiram ao vídeo sobre o Sítio do Picapau Amarelo e confeccionaram fantoches de dedos (dedoches) representando os personagens do Sítio.
Assista ao vídeo sobre os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário